Yes, nós temos Burlesco

Community

Maior Festival de Burlesco do Brasil, com a missão de fortalecer a comunidade brasileira, lançar novos talentos, intercambio com artistas internacionais e de aprofundamento na arte, rendendo homenagem aos artistas burlescos veteranos do país.


Yes, nós temos Burlesco! Nos dias 11 e 12 de abril de 2015, acontece o primeiro grande encontro de performance burlesca do Brasil, com participação de dez dxs grandes artistas da nova cena. Um evento que homenageia a história de nossas Vedetes e Astros do Teatro de Revista e Rebolado, mas que ao mesmo tempo volta-se para o futuro: a nova cena burlesca brasileira, aqui apresentada, abrangente e provocativa, conectada também ao panorama internacional, com diversas nuances que vão do humor corrosivo até ao extremamente sensual, e que reflete as contradições de nosso tempo – porém, sem jamais perder a oportunidade de rir, inclusive a risada maliciosa daqueles que sabem rir de suas próprias tragédias.
Yes, nós temos Burlesco! é uma iniciativa das artistas Delirious Fenix e Miss G (Isabel Chavarri e Giorgia Conceição, respectivamente) ambas com trajetórias já notáveis dentro do teatro e do burlesco no Brasil. Delirious Fenix participou, em 2014, da BurlyCom, uma grande convenção de artistas burlescos em Seattle (EUA), como uma das únicas brasileiras presentes, com o intuito de estabelecer uma rede entre artistas brasileiros e internacionais, para a futura criação de um festival internacional de burlesco no Brasil. Giorgia Conceição, a.k.a. Miss G, é diretora teatral e atriz, mestre em Artes Cênicas pela UFBA, com pesquisa voltada para o burlesco. Em 2014, realizou uma série de apresentações em Berlim (Alemanha), e foi contemplada com o Prêmio Rumos Itaú Cultural para a realização do projeto Burla: divergências, contrastes e outros carnavais. Com esse projeto, Miss G fará uma residência artística com Julie Atlas Muz em New York City, em maio de 2015; e trazendo-a para o Brasil em setembro deste ano, para a realização de um espetáculo e um filme.
Somando forças e experiências, Delirious Fenix e Miss G lançam-se na tarefa de realizar um olhar sobre a produção burlesca brasileira contemporânea, trazendo ao público um panorama bastante rico dessa arte – ainda tão desconhecida da maioria das pessoas, mas que vem ganhando cada dia mais espaço e que, sem dúvida, possui grande empatia com a audiência. O burlesco, que lembra os cabarés de antigamente, mas que é ágil e hiperconectado como o mundo de hoje, seduz o público e convida-o a refletir sobre a nossa realidade, de uma forma leve, ligeira, sensual, provocativa, fluida e divertida.
Convidamos você a embarcar nessa onda burlesca conosco!
Vamos burlescar! Let's burlesque!